terça-feira, 10 de maio de 2011

CURSO E-PROINFO
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC´s

Nome do cursista: Aleandra Alves de Carvalho Oliveira
Turma: Bom_Jesus_Rosa
Professor Tutor: Maria Sebastiana Sousa Silva – Atividade 4.1


ATIVIDADE 3.6: EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA
1º Momento:

Esta é uma atividade para os alunos, mas é também uma atividade para estudo de vocês, professores. Portanto, é importante acompanhá-la de forma cuidadosa para que possam, todos, aprender com ela tudo o que ela tem para ensinar, tanto a professores como a alunos. Sugiro que ela seja realizada com todo o grupo de professores que a planejou em sala de aula. Se quiserem e puderem ter ainda outros colegas em sala acompanhando para contribuir com suas observações, melhor ainda.
O professor da turma conduz a atividade enquanto o outro professor da dupla (ou os outros professores do trio) deve estar em sala como observador, anotando como a atividade se desenvolve, como é recebida pelos alunos, como é conduzida pelo colega, como os equipamentos se comportam (equipamentos mal comportados são um problema porque, em vez de ficarem eles de castigo, deixam a nós de castigo. Por vezes eles funcionam mal mesmo, outras o mau comportamento deles é só uma questão de comunicação, de sabermos dar as ordens corretas, apertar os botões necessários e na ordem em que eles entendem.
Pare um pouco e reflita.
Como é com os alunos? Você os põe de castigo quando não fazem o que você deseja? Quando será que é possível entender “alunos que não funcionam como previsto” como um problema de comunicação?
Só uma provocação, para pensar um pouco.

Cuidado do professor observador:
Ele é um observador ativo, que precisa ver e compreender, tanto quanto possível, o que ocorre com toda a turma e com cada aluno. Espera-se, portanto, que caminhe pela sala para observar de perto como participa da atividade cada um dos grupos de alunos, que dificuldades apresentam, que descobertas fazem etc. Eu prefiro fazer isso com uma prancheta na mão e andando pela sala. Cada um de vocês vai encontrar a forma que parecer mais adequada para si. Outra sugestão que pode ajudar é ter na mão uma folha de papel com os nomes dos alunos (organizados em suas duplas ou trios) com espaço ao lado para poder anotar com agilidade algum processo ou intervenção dignos de nota de uma dupla ou de um aluno. Tenha também algumas folhas em branco.
Veja alguns Pontos que podem ser observados e anotados durante a atividade:
• Como os alunos se envolvem ?
• Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade?
• A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos?
• O que conseguem fazer e perceber?
• Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes?
• Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estavam previstas?
• De que forma se relacionam as duplas internamente? Mais disputam o uso da máquina ou mais colaboram para o andamento do trabalho?
• As duplas colaboram umas com as outras? De que forma? Ensinam, tiram dúvidas ou perguntam umas às outras?
• Em quais duplas de alunos os objetivos planejados foram atingidos?
• Em quais não foram?
• Qual a proporção?
• Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos?
• Que aprendizagens, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns alunos?
• Como foi a condução da atividade pelo professor?
• Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?
• Os equipamentos funcionaram a contento?
• Os programas funcionaram a contento?

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