terça-feira, 10 de maio de 2011

Conceito de currículo

CURSO E-PROINFO
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC´s

Nome do cursista: Aleandra Alves de Carvalho Oliveira
Turma: Bom_Jesus_Rosa
Professor Tutor: Maria Sebastiana Sousa Silva – Atividade 4.2 Unidade 4
Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
Entendo que currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas e situações cotidianas, vindo de encontro a interesses técnicos científicos, associando-se a construção de saberes diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em que está inserido.
Para a adaptação destes conteúdos no currículo escolar se faz necessário um aprofundamento tecnológico, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio de seu professor. Lembro aqui Pedro Demo quando diz que o professor antes de ser professor tem que conhecer as tecnologias.
Pensando o currículo também como proposta de projeto de aprendizagem é preciso rever a organização, pois os alunos precisam ter interesses comuns para a escolha dos temas. Trabalhando então, a questão de grupo, de criatividade, de cidadania, da interdisciplinaridade do que o aluno já trás de conhecimento, apoiando a idéia de Piaget, onde a aprendizagem parte daquilo que o aluno já sabe, ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas ás suas dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educadores contribuam para enriquecernossos conhecimentos e trocarmos experiências